domingo, março 16, 2008

Um planeta Poluído de Gente

Esse final de semana eu me superei...
Consegui fazer de um tudo ou quase tudo!!

Sexta-feira, dia de bebe-morar, reunimos o velho povinho de sempre da faculdade e fomos rumo a Lima, pra variar nem todo mundo que marcou, compareceu. Lá estávamos, o casal parceria pra toda hora, um amigo que levou a atual ficante, o piadista da galera, o bebum que já tinha bebido todas antes de sair de casa, e a amiga que saiu com a gente porque brigou com o namorado....
Turminha perfeita pra passar a noite no boteco, bebendo e falando merda. Impressionante o quanto nos divertimos. As historias da noite foram cômicas, prazerosas horas de papos e piadas sem nexo...05:00AM hora de fechar o bar, então fomos pra outro!!!
Após aquela bem gelada, resolvemos então ir, ao entrar no ônibus, meu leve porre deu lugar a uma profunda indignação, um senhor de meia idade tem um ataque aparentemente epiléptico, apesar dos passageiros pedirem para parar o ônibus, o motorista seguiu alegando que sua missão era cumprir a rota no itinerário, fiquei ainda mais indignada, pois estávamos próximos ao um posto de saúde quando ele teve a brilhante idéia de continuar a rota...
Diante da minha incapacidade só pude ficar cada vez mais triste e com raiva da situação, eu não tinha como ajudar, não sabia proceder a tal situação, incapacitada então só restou-me rezar.
Umas duas paradas seguintes, vendo o desespero das pessoas que estavam a bordo tentando ajudar uma das passageiras, que até então não estava nem ai com a situação, levanta dizendo aos demais que ela era enfermeira e que fora do veiculo prestaria socorro ao enfermo, não sei se minha revolta então não foi maior, ela sabia que poderia ajudar, tentar ao menos e hesitou, deixou o homem uns 15 minutos ou mais agonizando, na frente dela sem dizer e fazer nada.
Acho que alguém lá em cima me ouviu, pois o motorista parou e enfim conseguiram tirar o passageiro e prestar a ele os primeiros socorros, enquanto isso um outro ligou para a samu...
Eu mais nada podia fazer a não ser esperar que o motorista retorna-se ao ônibus e segui-se seu destino. Naquele momento caí em silêncio profundo, estava remoendo minha tristeza, pensando o quanto as pessoas se tornaram evasiva, descrente, mesquinhas. O quanto o serviço público deste país, é precário, sim porque tiveram a capacidade de colocarem uma ligação de emergência em espera, emergência em linha de espera ...

Simplesmente absurdo!!!

Ao retornarem passageiros e a enfermeira desnaturada para o ônibus, seguimos viaje, abandonando o pobre homem na calçada a espera da ambulância, juntamente com as pessoas que ali encontravam-se. Nunca me senti tão impotente diante a vida, uma vida que nem era minha, mas que naquele momento fugia aos olhos de quem quisesse ver, e foram tantos que nem olharam, que nem ofereceram ajuda, que fingiram que nada acontecia.
Esse povo vive reclamando que esse Brasil não vai pra frente, mais quem habita esse Brasil está cômodo demais para poder mudá-lo e ainda se sente no direito de cobrar...
Eu quando posso faço minha parte, voto com consciência, ajudo seja quem for, me sinto péssima como nessa sexta-feira quando não posso ajudar, brigo com quem coloca lixo no chão, detesto a idéia de desmatamento que dirá a prática, sou adepta a bons livros, a respeito ao próximo e procuro respeitar o maior patrimônio que posso deixar pros meus filhos...O planeta.
E fico pior ainda em saber, que sou uma rara exceção.

Esse mundo pode até estár sofrendo com aquecimentos globais, queimadas e crimes ambientais, mais a maior poluíção é aquele que não se procupa em ajudar o proxímo, é aquele que ta sempre ocupado demais olhando pro proprio humigo!!!

2 comentários:

Leandro Luz disse...

Belo texto!

As vezes eu tbm me apavoro com as pessoas...

Beijos

R. Sant'Anna disse...

jNão estás sozinha minha cara.
Como você, existem muitas pessoas.
É uma pena, que tenham muitos motoristas de onibus também...

Um abraço